segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

NOVOS RUMOS PARA UIDGEB


UIDGEB de cara nova, melhor dizendo, um novo tempo, uma nova gestão com um toque feminino todo especial dado pela diretora Angela e por sua vice Werlandia.
A coordenação pedagógica da escola UIDGEB foi entregue as professoras Adriana e Domingas, que juntas,  com certeza realizarão um excelente trabalho. 
















sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

UM BANCO DE DADOS PARA A EDUCAÇÃO


 
Está no ar o site Brasil Hoje (www.brasilhoje.org.br), um banco de dados online que reúne diversos indicadores sociais e educacionais brasileiros. O aplicativo permite que os usuários estabeleçam comparações entre municípios por meio de séries históricas, monitorem a evolução de diferentes indicadores e criem seus próprios relatórios.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Fundação Itaú Social, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Patrícia Mota Guedes, especialista em gestão educacional da Fundação Itaú Social, conta que o site nasceu a partir do trabalho realizado com gestores e técnicos de secretarias de Educação, dentro do Programa Melhoria da Educação no Município. “Em 2007, criamos uma ferramenta interna para facilitar e aprimorar o diagnóstico dos gestores participantes do programa sobre a realidade social de seus municípios. Assim surgiu o CD Brasil Hoje, essencial para a construção do Plano Municipal.”
Dada a utilidade da ferramenta e o seu potencial de aplicação para um público ainda mais amplo, a Fundação Itaú Social e seus parceiros transportaram o conteúdo do CD para o formato do site lançado neste início de ano.

Governo já convocou mais de mil excedentes do concurso para professor




O Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), convocou, nos últimos meses, 1 mil professores da Educação Básica, aprovados no concurso para rede estadual de ensino, realizado em 2009.


Do total de convocados pelo Diário Oficial nº 238, de 12 de dezembro de 2011, 851 foram nomeados, empossados e exercem suas atividades na rede desde 6 de fevereiro; 149 candidatos não foram habilitados, faltaram ou tiveram problemas documentais. Para substituir esse quantitativo, o governo convocou, através do D.O do último dia 02 de fevereiro, mais 136 candidatos aprovados.

“A convocação dos professores é mais um passo importante do Governo do Estado para garantir uma melhor qualidade do ensino ofertado a nossas crianças, adolescentes e jovens, além de ser um reconhecimento da governadora Roseana aos profissionais da educação”, destacou o Secretário de Estado da Educação, João Bernardo Bringel.

Aulas

As aulas foram iniciadas na segunda-feira (6) em todas as escolas da rede estadual de ensino. De acordo com o calendário, o término do ano letivo de 2012 está previsto para o dia 28 de dezembro.

São mais de 500 mil alunos nas 1.515 escolas da rede estadual de ensino. Do total, mais de 200 escolas estão localizadas na Região Metropolitana de São Luís.

Fonte:ma.gov.br

MEC pode implantar projeto em que professores visitam alunos


 Aloizio Mercadante - Ministro da Educação




O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse na última terça-feira (07/02), que pretende implantar um projeto no governo federal no qual os professores visitam os alunos em suas casas.
A medida foi citada por Mercadante ao apresentar o novo secretário de Educação Básica do MEC, César Callegari. Quando era secretário da Educação de Taboão da Serra, na região da Grande São Paulo, Callegari instituiu um programa que pagava uma remuneração extra aos professores por cada aluno visitado.
Os resultados apontaram que os estudantes visitados tinham desempenho até 80% acima dos demais alunos que não receberam os professores em casa.
"Eu tive a oportunidade de conhecer de perto a experiência que ele esteve a frente do município. Algumas coisas chamaram muito a atenção, principalmente uma ideia inovadora que nós queremos trazer para o ministério", disse o ministro, que logo em seguida explicou o programa.
"Eram professores que ajudavam no acompanhamento pedagógico e trabalhavam inclusive visitando a casa dos alunos, procurando aproximar mais as famílias da escola e com isso tendo um processo de aprendizado muito mais equilibrado, muito mais homogêneo, muito rico", completou.